Com muita audácia e ousadia, estudantes da E.E.Ordem e Progresso da Escola Estadual Ordem e Progresso, em Belo Horizonte - MG viram que lutar dá resultado!
Após realizarem 4 protestos, exigindo a expulsão da diretora Marisa, que seguia agindo de forma antidemocrática e autoritária, em uma escola ligada ao Estado e a Polícia Civil, viram, no dia 23 de fevereiro, durante uma audiência pública com representantes do governo, estudantes, professores e pau mandados da direção, a notícia, após muita pressão por parte dos estudantes, Marisa, que sempre foi contra a mobilização estudantil, não está mais na direção. Direção esta que ainda não está definida, pois será discutido agora com a secretaria de educação e a polícia civil. Exigimos que para a nova direção da escola, seja debatido com os alunos e professores da escola, a fim de escolherem um diretor para deixar a escola mais democrática e justa.
Tanto no Ordem e Progresso (assim como em várias outras escolas) não há liberdade de expressão, não há direito dos estudantes de se organizarem livremente (grêmio estudantil, etc).
O caso do colégio mineiro é extremamente grave, a falta de democracia beira ao absurdo, em 2011, a direção expulsou 6 professores, que apoiaram a luta dos estudantes, quando a direção tentou fechar o curso do noturno.
Estudantes do noturno do Ordem e Progresso, com o apoio de ex-alunos e da UCMG - União Colegial de Minas Gerais, se organizaram, mobilizaram suas turmas e decidiram: dia 16 a aula vai ser na rua! Na luta por nossos direitos! Dito e feito! Quase 200 manifestantes permaneceram por uma hora na Av. Amazonas, uma das principais avenidas da capital mineira. Entoando várias várias palavras de ordem, estudantes mostraram qual o caminho a seguir, o da luta combativa e consequente!
Casos comos estes, de direções fascistas são muito comuns, porém, não podemos permitir que isso ocorra mais! Escola é local da produção de ciência, e devemos garantir que o conteúdo passado esteja a serviço do povo, e não dos exploradores!
Chamamos a todos os estudantes do Brasil, a se organizaram de forma independente e combativa, construírem grêmios de luta. Se perceberem qualquer indício da falta de democracia em sua escola/universidade, mobilizem os alunos e lutem, denunciando todas as arbitrariedades que possam ocorrer!
ESCOLA QUE É PRISÃO, VAI TER REBELIÃO!
RESISTIMOS, LUTAMOS, A MARISA NÓS TIRAMOS!
Amigos, fiz parte da UCMG/UNE na década de 90!!!
ResponderExcluirEu atuava junto as Escolas Municipais.
Bem, à véspera de começar esse grandioso evento esportivo, no qual as atenções do Mundo estarão voltadas para nosso País, conclamo todas as lideranças para que mostremos ao Mundo nossos problemas e como o Governo trata seu povo.
Uma empresa de refrigerantes está chamando o povo para colorir nosso país. A hora de vestirmos novamente o PRETO, como fizemos na década de 90. Vamos vestir nossas camisas pretas e vamos fazer uma manifestação silenciosa durante esse evento.
Não podemos pecar em ir para as ruas fazendo Anarquia, pois seremos vistos como POVO INDÍGENA que não respeita as Leis e seus Governantes. Vamos mostrar ao Mundo que somos um povo sofrido, mas que respeitamos o Governo.
Vamos fazer cartazes para a rede globo mostrar ao Mundo: Falta saúde, educação, segurança, planejamento, respeito ao povo, etc...
WORLD, JOIN TO SAVE US.
Ass: Leo Mello / hws@ig.com.br