sexta-feira, 6 de abril de 2012

Esclarecimento sobre a luta pelo Passe Livre

Aos estudantes do CEFET e a toda população de BH e Região.  Esclarecimento sobre a luta pelo Passe Livre



O Comando de Lutas pelo Direito ao Transporte saúda os alunos do CEFET e a todos os estudantes e trabalhadores que participaram conosco do ato nacional do dia 28 de Março de 2012 pela luta contra o aumento das passagens e pelo passe livre.

Informamos que foi através de muita combatividade, audácia e resistência que paramos por 1h30min a Av. Amazonas em pleno horário de pico. Mostrando a decisão de dezenas de estudantes que tomaram as ruas, queimando a bandeira que representa a máfia dos transportes. Mesmo com a polícia apreendendo o carro de som e indo para cima de estudantes, mesmo com o pedido de oportunistas para não adesão da luta pelo direito integral.

São com esses estudantes que podemos contar para  a construção séria da luta pelo passe livre e pela conquista de nossos direitos. Estudantes que tomaram a decisão de seguir a luta consequente e que não arredam o pé, mesmo sabendo que estamos contra a corrente! E com estes, que construímos este ato NACIONAL, sendo o 5º só este ano em Belo Horizonte.

Esclarecemos a seguir algumas colocações feitas pelo Grêmio do CEFET, em nota que saiu em seu blog, querendo iludir os desavisados para defender o  meio passe, e não o passe livre.

1)    O que é o comando?

O Comando de Lutas Pelo Direito ao Transporte é constituído por trabalhadores e estudantes de várias escolas que, preocupados com o preço abusivo das passagens e a falta de política que garanta o passe livre estudantil, decidiram se unir e lutar pelo nosso direito de ir e vir. Somos independentes de quaisquer partidos políticos eleitoreiros, que só querem usar da luta para se promoverem. O Comando de Lutas convida todos os estudantes e trabalhadores de BH e Região Metropolitana a participarem conosco. Sabemos que político nenhum, dentro deste Estado podre e corrupto, nos oferecerá qualquer direito, se não for através de muita luta organizada e consequente.

2)    Por que exigimos o PASSE LIVRE e não o meio passe?

A Luta pelo passe livre em Belo Horizonte surgiu há mais de 20 anos, e já foram construídas várias jornadas de lutas em torno desta proposta. A lei que garante o passe livre estudantil, foi aprovada duas vezes na capital, por extrema pressão dos estudantes, porém, ambas as vezes foram vetadas pelos ex-prefeitos Célio de Castro e Patrus Ananias, que se elegeram prometendo o passe livre estudantil e quando o projeto de lei foi passado para estes assinarem, simplesmente não sancionaram.

Entendemos que o mais avançado é reivindicarmos o nosso direito por completo e não por migalhas. Em várias cidades o passe livre foi conquistado, e em nenhuma cidade onde se tem o direito, o mesmo fora conquistado pedindo meio passe (desmistificando aqueles que acreditam na estratégia de “Pedir o meio, para depois pedir inteiro”). Então, deixamos claro aqui, que o caminho mais avançado a se seguir, é a luta pelo passe livre. Afirmando que NÃO somos contra se ter o meio passe, apenas acreditamos que nós só conseguimos atingir nosso objetivo lutando por ele, e não lutando por metade deste.

Chamamos todos a não se contentarem e questionaram a proposta de pedir por “meio depois por inteiro”, por que devemos aceitar essa proposta goela abaixo? Sabemos que para o Estado, é mais vantajoso conceder metade ao invés do inteiro, pois, se o meio passe sair para todos os estudantes, as prefeituras usarão de todos os artifícios possíveis para mostrar que não devemos reivindicar mais nada. Isso só demonstra o quão burocrático é este caminho.

3) Os dois caminhos do Movimento Estudantil

 Sabemos que o Estado não tem nenhum interesse de garantir condições dignas para o povo viver, não oferece educação que permite a reflexão, apenas a que ensina a obedecer; não temos saúde de qualidade, infra estrutura e quem dirá transporte público de qualidade. Claramente, quem defende os interesses do Estado, são nossos inimigos. Além disso, vemos, sem nenhum temor em nos expressar, que o oportunismo no Movimento Estudantil, representado pela UBES/AMES (PT/PCdoB/PCR) são nada mais que meros coadjuvantes do Estado, ao defenderem uma política conciliatória, por julgarem “Mais fácil pedir a metade”. Está cada vez mais claro, o papel destes é muito mais se promoverem, inclusive USAM DA LUTA DOS ESTUDANTES PARA ELEGEREM CANDIDATOS em época de eleição. Estes representam um caminho do movimento estudantil, o burocrático, eleitoreiro e oportunista.   

Isso sim é usar dos estudantes como trampolim eleitoreiro e como “massa de manobra” (como foi dito pela nota do grêmio). O papel destes oportunistas durante o ato na porta do Cefet, foi de falar para os estudantes não irem para as ruas, fazendo um papel policialesco, comunicando os estudantes para não se manifestarem por seus legítimos direitos. Esse é o papel destas entidades, confundir as pessoas, achando que os alunos do CEFET têm dono, para “pedir ao grêmio para passar em salas”.

E ao dizer que não chamamos o Grêmio para essa discussão é uma grande mentira:

Integrantes do Comando de Lutas procuraram pessoalmente duas integrantes do grêmio, Renata e Tamires, para convidar o grêmio a se integrar no debate e na luta pelo passe livre.

Colocamos aqui então, que os estudantes são livres para defender o que acharem mais justo. E se a direção oportunista do grêmio não leva este debate para os próprios estudantes honestos do grêmio, cria-se um enorme problema.

O outro caminho do movimento estudantil é o consequente e combativo, independente de partidos eleitoreiros. Esse é o que convocamos a todos para participarem, pois sabemos que para a conquista de quaisquer direitos, é necessária uma ampla jornada de lutas pelo PASSE LIVRE!


             NENHUM PASSO ATRÁS NA CONQUISTA POR NOSSOS DIREITOS!
NÃO É UM TERÇO, NEM A METADE É PASSE LIVRE DE VERDADE.
ABAIXO A UBES/AMES – OPORTUNISTAS E INIMIGAS DOS ESTUDANTES!


Comando de Lutas pelo Direito ao Transporte
Abril de 2012





Um comentário:

  1. MUITO BOM!

    ABAIXO A UBES GOVERNISTA!

    EU SOU ESTUDANTE UNIVERSITARIO AGORA, ERA PRA EU ESTAR NA LUTA, SÓ NAO ESTOU PQ FUI ENGANADO PELA UBES EM 2009! PASSEI A TOMAR ODIO DISSO, ODEIO MENTIRA E QUEREREMO SE PROMOVER AS CUSTAS DOS OUTROS!

    BOA LUTA A VOCES! LUTAR É PARA QUEM TEM CORAGEM!

    Felipe

    ResponderExcluir